Conhecimentos sobre recursos tecnológicos digitais na formação de professores de língua portuguesa

  • Edmilson Luiz Rafael Universidade Federal de Campina Grande
  • Rebeca de Jesus Monteiro Dias Moura Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A questão de investigação foi saber como o conhecimento sobre o uso de instrumentos tecnológicos atravessou a formação acadêmica de alunos e professores egressos de Cursos de Letras. Pretendíamos perceber a presença desse conhecimento na e durante sua formação acadêmica e as formas de acesso ao conhecimento desse uso. O corpus de análise foi constituído por respostas a questionários aplicados por meio do Google Drive. A análise, fundamentada nas concepções de paradigmas de conhecimento, tradição e complexidade na formação de professores e caracterização de tecnologias como recursos didáticos, demonstrou que a produção de conhecimento ocorre por iniciativa individual, às vezes, por parte do professor formador e, geralmente, por parte do formando, para atender às demandas da produção digital.

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Graduada no Curso de Letras - Português, pela Universidade Estadual da Paraíba no ano de (2013),
especialista em Fundamentos da Educação pela UEPB no ano (2014), mestre em Linguagem e Ensino pela
Universidade Federal de Campina Grande no ano de (2017).

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
RAFAEL, Edmilson Luiz; MONTEIRO DIAS MOURA, Rebeca de Jesus. Conhecimentos sobre recursos tecnológicos digitais na formação de professores de língua portuguesa. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/88>. Acesso em: 22 dez. 2024.