Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem

  • Carolina Mussoi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS (Bolsista parcial CAPES). Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-RS. Graduada em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) pela PUCRS (Bolsista CNPq/ PIBIC).
Endereço eletrônico: carolina.mussoi@acad.pucrs.br

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Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola deHumanidades da PUCRS (Bolsista integral CNPq), na área de Psicolinguística – mais especificamente sobre leitura, compreensão leitora e processamento. Mestre em Linguística pelo PPGL/PUCRS (Bolsista integral CAPES/PROEX). Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas) pela Faculdade de Letras da PUCRS (2015).
Endereço eletrônico: caroline.bernardes@acad.pucrs.br

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
MUSSOI, Carolina; BORGES, Caroline Bernardes. Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91>. Acesso em: 19 abr. 2024.