Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem

  • Carolina Mussoi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da PUCRS (Bolsista parcial CAPES). Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-RS. Graduada em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas) pela PUCRS (Bolsista CNPq/ PIBIC).
Endereço eletrônico: carolina.mussoi@acad.pucrs.br

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola deHumanidades da PUCRS (Bolsista integral CNPq), na área de Psicolinguística – mais especificamente sobre leitura, compreensão leitora e processamento. Mestre em Linguística pelo PPGL/PUCRS (Bolsista integral CAPES/PROEX). Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas) pela Faculdade de Letras da PUCRS (2015).
Endereço eletrônico: caroline.bernardes@acad.pucrs.br

Referências

AMIEL, Tel; SANTOS, Carem. Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil. In. Revista Trilha Digital, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 118-133, 2013. Disponível em . Acesso: 18 mai. 2018.

ANTUNES, C. R. D. Leitura hipertextual: os liames da rede. Aprendizado da Leitura – Ciências e literatura no fio da história. Vera Wannmacher Pereira (Org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS - BIOE. Lista de OEAs. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

COLETÂNEA DE ENTIDADES DE SUPORTE AO USO DE TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM - CESTA Disponível em Acesso em 20 mai. 2018.

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores associados, 2008. 2. Ed.

FLÔRES, Maria Lúcia Pozzatti . TAROUCO, Liane Margarida Rockenback. Diferentes tipos de Objetos para dar suporte a aprendizagem. In RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 6 nº 1, 2008 ISSN 1679-1916 Disponível em Acesso em maio de 2018.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. (2. ed.). Tradução de Maria José Frias. Porto, PR: ASA Editores, 2000.

GOMES, Maria de Faria. VIEIRA, Hiolanda Ladislau Vieira. LUNA, Rita Alves. Tecnologias Móveis de Comunicação e Informação: impactos nas práticas docentes e discentes. In.: Informática na Educação: teoria & prática. v. 20, n.2 mai/ago (2017). Páginas 36 a 53. Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/64225/43619 Acesso realizado em 18 mai. 2018.

HESEMEIER, Susan. SOSTERIC, Mike. When is a Learning Object: a first step towardas a theory of learning objects. In. International Review of Research in Open and Distance Learning. V. 3. Nº2 Out. 2002. ISSN: 1492-3831 Disponível em < http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/106/185> Acesso realizado em 18 mai. 2018

KATO, Mary A. No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolingüística. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987. 144 p.

KATO, M. A. O aprendizado da leitura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 144 p.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre; Sagra-Luzzatto, 1996.

PEREIRA, V. W. Aprendizado da leitura e consciência linguística. In: IX Encontro do CELSUL. Anais do IX Encontro do CELSUL (pp. 1-11). Palhoça, SC: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2010.

PEREIRA, V. W. A predição na teia de estratégias de compreensão leitora. Revista
Confluência. Rio de Janeiro: Ed. Instituto de Língua Portuguesa, 2012, v. 1, p. 81-91. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2018.

PEREIRA, V. W. Arrisque-se... faça o seu jogo. In: Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, n. 128, jun. 2002.

PEREIRA, V. W.; ANTUNES, C. Novas linguagens em leitura. In: BORTOLINI, A.; SOUZA, V. Mediação tecnológica: construindo e inovando. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 419-440.

PINHO, Rosário. Completar textos: a formiga e a neve. Banco Internacional de Objetos Educacionais. 2009. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10847. Acesso em 20 mai.2018.

PORTAL DO PROFESSOR - Recursos Educacionais. Disponível no endereço < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html> Acesso em 20/mai. 2018

REDE INTERATIVA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO - RIVED - Disponível em < http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php> Acesso em 20/mai. 2018.

SABBATINI, Marcelo. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências e matemática. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - ISSN: 2177-9309, [S.l.], v. 3, n. 3, mar. 2013. ISSN 2177-9309. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018.

SANTOS, Leila Maria Araújo; FLORES, Maria Lucia Pozzatti; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objeto de aprendizagem: teoria instrutiva apoiada por computador. In. RENOTE - Revista Novas Tecnologias em Educação, v. 6, n. 2, dez. 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14250/8166T. Acesso em: 18 mai. 2018.

SCLIAR-CABRAL, L. Processamento bottom-up na leitura. Veredas Revista de
Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, 2008, v. 12, n. 2, p. 24-33. Disponível em:
. Acesso em: 02 mai. 2018.

SILVA, Egle Katarinne Souza da; FIGUEIREDO, Luislândia Vieira de; SILVA, Edilson Leite da. BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONIBILIZADOS PARA DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, [S.l.], v. 1, fev. 2017. ISSN 2526-3560. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2018.


SMITH, F. Compreendendo a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

SOLÉ, I. 1998. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed. 194 p.

SÖHNGEN, Clarice. O procedimento “cloze”. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 37, p. 65-74, 2002. Disponível em: . Acesso em: 26 mai. 2017.

SOUSA FERREIRA, Sheila de; TINOCO CABRAL, Ana Lúcia. Práticas de Leitura por meio de Objetos de Aprendizagem na Modalidade Digital. Revista do GEL, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 69-90, 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2018.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbanch; FABRE, Marie-Cristine Julie Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabrio Raupp. Reusabilidade de objetos educacionais. In. RENOTE - Revista Novas Tecnologias em Educação, v. 1, n. 1, fev. 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13628/7697. Acesso em: 18 mai. 2018.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; RODRIGUES, Alessandra Pereira; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh. Integração do MOODLE com Repositórios Abertos. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 66-85, mar. 2013. ISSN 19815344. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.

TAVARES, Romero et al. Objetos de aprendizagem: uma proposta de avaliação
da aprendizagem significativa. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna
Christina Aun de Azevedo. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso
pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. p.123-133.

TAYLOR, Wilson. Cloze procedure: a new tool for measuring reability. Journalism Quarterly, v. 30, 1953.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acessso em 18 mai. 2018.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
MUSSOI, Carolina; BORGES, Caroline Bernardes. Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91>. Acesso em: 03 dez. 2024.